Page Nav

HIDE

Post/Page

Weather Location

Últimas Informações:

latest

Rosacrucianismo

    O Rosacrucianismo surgiu na América do Norte.: a primeira colônia Rosacruz partiu da Europa em 1693 e se estabeleceu na Filadélfia (E...




   O Rosacrucianismo surgiu na América do Norte.: a primeira colônia Rosacruz partiu da Europa em 1693 e se estabeleceu na Filadélfia (EUA), em 1694, conforme idealizou Sir Francis Bacon.
   Da Filadélfia, estendeu-se para Efrata e Pensilvânia, onde ainda existem alguns dos edifícios originais.
   De 1801 até 1909 (108 anos após terem os fundadores deixado a Europa) o trabalho da organização foi suspenso, conforme prevê uma antiga lei mística que a cada 108 anos ocorre um ciclo de renascimento, atividade ou pausa e espera.
   Em 1909, ocasião considerada propícia ao renascimento, foi reativada a Ordem Rosacruz em caráter público, tendo como seu primeiro Imperator o Dr. Harvey Spencer Lewis (de 1915 a 1939).
   Hoje a Ordem Rosacruz está estabelecida em quase todo o mundo e, no Brasil, sua sede central está estabelecida em Curitiba (PR).
   O CONCEITO DE DEUS NA ORDEM ROSACRUZ
   Segundo a própria Ordem Rosacruz (AMORC), ela “não é uma religião, nem uma seita e seus ensinamentos não contém dogmas, abrangendo o conhecimento prático das leis naturais, psíquicas e espirituais aplicáveis ao desenvolvimento e aprimoramento humano”.
   Religião, segundo o Novo Dicionário da Língua Portuguesa, de Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, significa:
   crença na existência de uma força ou forças sobrenaturais, considerada(s) como criadora(s) do Universo, e que como tal deve(m) ser adorada(s) e obedecida(s).
   Segundo o Manual Rosacruz (AMORC), pág. 268:
   “Para os Rosacruzes, existe um só Deus sempiterno, onipresente, sem atributos restritivos ou forma definida de manifestação: o Deus de nosso Coração, expressão usada em todos os nossos rituais e práticas de meditação.”
   Mais adiante completam:
   “O conceito Rosacruz de Deus é, essencialmente, o de uma Inteligência ou Mente Universal, um Poder Infinito. Este conceito não é dogmático. Os Rosacruzes ensinam o preceito de que Deus é inteiramente uma experiência subjetiva e, portanto, uma interpretação pessoal.”
   A Ordem Rosacruz possui templos, altares, sacerdócios (os mestres), rituais, festas, adoração, ensino sobre a moralidade, uma teoria sobre a alma humana e sobre o relacionamento do homem com Deus.
   Exige crenças como a retribuição da vida e a imortalidade da alma:
   “O termo Templo é aplicado aos nossos prédios dedicados à adoração de Deus e das leis de Deus, e nos quais existem Câmaras para estudo, trabalho e meditação.”
Manual Rosacruz (AMORC), pág. 61
   Na Ordem Rosacruz são realizadas cerimônias ritualísticas de Matrimônio e Fúnebre, além dos rituais de Loja e daqueles que os membros fazem em seu próprio lar.
   A Bíblia não é usada como na maçonaria, sendo apenas citada, da mesma forma que são citados outros livros considerados sagrados.
   A visão Rosacruciana do mundo é panteísta, ou seja, Deus é inerente a todas as coisas. Vê Deus em tudo em cada uma de Suas criaturas.
   Acreditam em Deus como um ser espiritual impessoal e que a Trindade apenas representa aspectos divinos: isto para se parecerem com o Cristianismo e também não entrarem em confronto com os budistas, hinduístas e muçulmanos.
   Desse modo, adaptam seus ensinos aos dessas seitas como o camaleão adapta sua cor ao ambiente em que se encontra.
   Para a Fraternidade, Deus é “deus-do-menor-denominador-comum”, assim como usado pela maçonaria, mas a Bíblia nos ensina que só o Deus cristão é o Deus único e verdadeiro e, de modo algum, Ele pode ser uma associação de todos os deuses:
   “E disse: Ó SENHOR Deus de Israel, não há Deus semelhante a ti, nem nos céus nem na terra.” (2 Crônicas 6:14a)
   “Eu sou o SENHOR; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei.” (Isaías 42:8a)
   “Por isso hoje saberás, e refletirás no teu coração, que só o SENHOR é Deus, em cima no céu e em baixo na terra; nenhum outro há.”(Deuteronômio 4:39)
   CRISTO NA ORDEM ROSACRUZ
   Assim como na maçonaria, a divindade de Cristo e a doutrina cristã da Trindade é rejeitada: há uma distinção entre Cristo e Jesus que, dizem, não eram os mesmos.
   Portanto Cristo não era Jesus, nem o Filho unigênito de Deus: Ele era apenas um homem “muito evoluído espiritualmente”: como ensinam nas ciências (ditas) místicas e esotéricas, o espírito de Cristo entrou no corpo de Jesus quando o próprio Jesus o desocupou.
   Segundo ainda os ensinamentos desta fraternidade, Jesus Cristo , assim como Gautama Buda, foi um espírito que entrou na cadeia da evolução humana.
   Enquanto o Rosacrucianismo diz que Ele é apenas um ser simplesmente “evoluído”, o cristianismo afirma que Jesus é a figura central de toda a história humana, é Deus e é nosso Salvador!
   A Bíblia ensina claramente que Jesus Cristo é Deus e nosso único Salvador:
   “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus (…) E o Verbo se fez carne e habitou entre nós…” (João 1:1 e 14a)
   “Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Salvador Jesus Cristo." (Tito 2:13)
   “E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.” (Atos 4:12)
   “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” (João 14:6)
   “Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. O qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos, para servir de testemunho a seu tempo.” (1 Timóteo 2:5-6)
PLANO DE SALVAÇÃO DA ORDEM ROSACRUZ
   A doutrina da reencarnação é aceita e imprescindível para toda a filosofia Rosacruz: como acreditam nela, aconselham seus membros a prestar serviços altruístico, para sua evolução e não na esperança de uma recompensa futura.
   Porque, dizem: “a nossa felicidade futura depende do que façamos hoje pelos outros, bem como a nós mesmos”.
   A fraternidade Rosacruz não conhece a Jesus Cristo, não aceita seu sacrifício pelos nossos pecados e troca a ressurreição pela reencarnação.
   Ensina que o homem, através de várias reencarnações, terá uma perfeição progressiva que resultará numa evolução cósmica, até quando não necessitará mais reencarnar…
   O que a Bíblia ensina é uma existência única, durante a qual o homem tem a oportunidade de acertar-se com Deus ou de rejeitar sua oferta de salvação:
   “Aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo.” (Hebreus 9:27)
   O Senhor Deus “quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade” (1 Timóteo 2:4).
   As condições exigidas por Deus são arrependimento e fé (conformeMarcos 1:14-15 e Lucas 24:44-47).
   As seguintes passagens dão a posição bíblica pela qual o homem alcança a vida eterna:
   “Mas, àquele que não pratica, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça.” (Romanos 4:5)
   “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie.” (Efésios 2:8-9)
   “E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho. Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida.” (1 João 5:11-12)
A ORDEM ROSACRUZ É VINCULADA A RELIGIÕES OCULTAS?
   O sistema teológico rosacruciano não somente é eclético, com uma mistura de mitologia pagã, Cristianismo e Judaísmo (com mesclas de Hinduísmo e Budismo), mas também (como se não bastasse) tem fortes ligações com a antiga religião egípcia, seus deuses e rituais.
   Creem que “Aton é o nome do símbolo do Deus único e eterno, esclarecido por Akhenaton, após ter fundado uma religião monoteísta no Egito. Aton era representado pelo disco solar, e o Sol era o símbolo da vivificadora radiação do Deus invisível”.
Manual Rosacruz - AMORC, pag. 256
   A Ordem Rosacruz tem ligações estreitas com as ditas “ciências ocultas”.
CONCLUSÃO
   Pelo exposto, concluímos que a Ordem Rosacruz é uma falsa religião, contrária aos ensinamentos da Palavra de Deus e entra em conflito especialmente com os ensinamentos cristãos.
   A Ordem Rosacruz é contrária ao Deus único e verdadeiro, é oposta à pessoa e obra de Jesus Cristo, é oposta à salvação pela graça, e contradiz toda doutrina básica cristã.
   Como pode então o cristão ser membro, viver de acordo e promover os ensinamentos da Ordem Rosacruz?
   Os rosa-cruzes cristãos devem decidir hoje se vão permanecer rosa-cruzes e negar o seu Senhor, Jesus Cristo, ou se farão a vontade do Pai celestial e deixarão a Ordem Rosacruz.
   Ao fazer parte da ordem, o rosa-cruz cristão está apoiando “outro evangelho”, um falso sistema de salvação que engana os homens quanto à maneira de serem salvos.
   Se você for um verdadeiro crente em Jesus Cristo, ao compreender isso, deve obedecer a advertência bíblica:
   “Por isso saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; E não toqueis nada imundo, E eu vos receberei.” (2 Coríntios 6:17)
   Séculos atrás, o profeta Elias desafiou o povo de Deus, que havia abandonado o Deus verdadeiro e caído no triste pecado da idolatria. Ele os advertiu:
   “Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o SENHOR é Deus, segui-o, e se Baal, segui-o.” (1 Reis 18:21b)
   Esta pergunta continua verdadeira para os cristãos rosa-cruzes de hoje: siga a Deus ou siga a Ordem Rosacruz!
Fonte: Seitas e Heresias, páginas 106 a 109 

Nenhum comentário